Teatro “O Sumiço da Carroça”

    Dia 18/05/2024

    Data: 18 de maio de 2024 de 17h às 22h. Local: Lago Municipal – ao lado da Biblioteca “O Sumiço da Carroça” – A história sem spoiler

    O Grupo Carroça apresenta a turnê de circulação do espetáculo O Sumiço da Carroça (2011), em turnê PÚBLICA e GRATUITA, pelas praças de quinze cidades que compõem a região da Antiga Estrada de Ferro de Goyaz, como forma de contribuir para a formação de plateia, promoção e democratização do acesso a bens culturais, como tem sido o propósito deste coletivo artístico em seus quase vinte anos de trajetória.

    Apresentação A turnê Estrada de Ferro de Goyaz é um projeto que busca contemplar cidades específicas de nosso Estado com menor acesso ao trabalho produzido por esta companhia, e propõem duas linhas de ação que nortearão o trabalho do grupo durante sua realização.

    A primeira linha de ação, e a principal obviamente, é a apresentação do espetáculo teatral O Sumiço da Carroça, nas quinze cidades que compoêm a região da chamada antiga Estrada de Ferro de Goyaz, cujo lançamento aconteceu no dia 24 de abril, com apresentação gratuita do espetáculo na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

    A segunda ação consiste no registro audiovisual do trabalho desta companhia durante esta tournée, resultando em uma continuação da web-série estreada em 2022 no canal do grupo Carroça no Youtube, chamada O Sumiço da Carroça.doc, com estreia prevista para setembro de 2024.

    Peça Teatral: “O Sumiço da Carroça” Autor: Baseado nos canovaccios da commedia dell’arte Dramaturgia: Grupo Carroça Direção: Samuel Baldani, Comédia, 50 minutos, Livre, Teatro de rua. Sinopse Uma trupe de mambembes acaba de chegar à cidade, e, como em todos os lugares por onde passam, apresentam suas peças ao grande público. No repertório, disponibilizado como em um cardápio, está a obra do bardo inglês William Shakespeare. Numa de suas apresentações, a carroça que usam para viajar de uma cidade a outra, some. Acontece que o chefe dos comediantes descobre-se milionário, por causa de um bilhete premiado encontrado em sua tralha, e isso causa uma reviravolta na vida dos mambembes. Mas com tanta confusão que se segue, é pouco provável que os sonhos se realizem deixando o desespero abater a todos e os sonhos de uma vida melhor se despedaçarem ao chão.

    Breve Histórico

    Grupo Carroça

    Com uma trajetória de quase 20 anos exercendo suas atividades tanto com o audiovisual quanto com o teatro, o Grupo Carroça, tem ido ao encontro de um público que aos poucos tem sentido necessidade de contemplar seus espetáculos e filmes. Esse público cativo, mesmo que modesto tem aumentado à medida que as tournées do Grupo tem visitado escolas e praças públicas da Capital e interior do Estado, em projetos desenvolvidos através de editais e leis de incentivos estadual e municipal.

    O coletivo de teatro e cinema chamado Grupo Carroça concentra seu trabalho na pesquisa em comédia desde sua fundação, em setembro de 2005, nos corredores do curso de interpretação do Antigo Veiga Valle, sob os auspícios de Hugo Zorzetti e sua turma, e de lá pra cá, o grupo tem se dedicado exclusivamente à produção de comédia popular, seja em vídeo seja no palco.

    Os atores do Grupo Carroça, vindos de uma formação teatral muito rica, sofrendo influências nos cursos de teatro dos quais concluíram, tanto no CEP Basileu França, quanto na EMAC/UFG, possuem em seus históricos, enquanto coletivo, um trabalho contínuo de pesquisa em comédia italiana (commedia dell’arte) que estreou ao grande público em 2011 na forma da peça-pesquisa intitulada O Sumiço da Carroça, dirigida por Samuel Baldani, e que desde então segue presente no repertório deste coletivo. Em 2015, o Grupo Carroça propôs a pesquisa em comédia francesa e não obstante o teatro de Molière, apresentando ao fim do processo investigativo a montagem de O Tartufo, como forma de materializar o resultado de uma metodologia desenvolvida de forma colaborativa, em um trabalho que contou com a direção de Constantino Isidoro, e dramaturgia de Hugo Zorzetti, dando vazão à adaptação Tartufo, era uma vez que ganhou os palcos, e desde então também faz parte do repertório do grupo.

    No ano seguinte a peça Crônicas do Paço Municipal escrita e dirigida por Hugo Zorzetti, entrou no repertório do Grupo Carroça, e se mantem até o presente momento. Em 2018, numa ousada parceria com o ator e diretor Julio Maciel do Grupo Galpão de Belo Horizonte, um estudo sobre a obra de Miguel de Cervantes – em específico Dom Quixote – foi realizado de modo a culminar no espetáculo As Aventuras do Cavaleiro Andante e seu fiel Escudeiro.

    Em 2019, a violência contra a mulher foi tema de uma pesquisa do texto A megera domada de William Shakespeare, que resultou no espetáculo A megera, que foi muito bem recebido nas escolas públicas contempladas com uma curta temporada.

    Ficha Técnica

    Peça Teatral: “O Sumiço da Carroça” Elenco: Camila Freitas, Christian Mariano, Lidiane Léllis, Paulo Assis, Waldir Nogueira Autor: Baseado nos canovaccios da commedia dell’arte Dramaturgia: Grupo Carroça Direção: Samuel Baldani Gênero: Comédia Censura: Livre Duração: 50 minutos Produção: Grupo Carroça Patrocínio de Montagem: Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Secult Goiânia. Patrocínio desta Turnê: Este projeto é realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

    Expediente O Sumiço da Carroça – Apresentação de espetáculo teatral e lançamento de Turnê: “O Sumiço da Carroça – Turnê Estrada de Ferro de Goyaz” de 24 de abril a 30 de junho de 2024. Entrada Franca.

    Na cidades que compoem a região da Antiga Estrada de Ferro de Goyaz.


    Redação Portal Goiás

    Da redação do site

    Negócios em Ipameri

    Cadastro para serviços, comércio e profissionais.

    Cadastre grátis

    Últimas

    Usamos cookies para melhorar os nossos serviços
    Leia mais sobre como usamos cookies e como você pode configurá-los.