
Fortalecer as principais políticas públicas de saúde dos municípios foi a pauta da 4ª Reunião Ordinária da Comissão de Intergestores Regional - CIR, que aconteceu na amanhã dessa quarta-feira (11), no auditório da Prefeitura de Ipameri. A reunião contou com a presença do prefeito Jânio Pacheco, da vice-prefeita Iraneide Mariano, do presidente da Câmara, vereador Geninho, o secretário de Saúde, Érico Rocha, além de diversos gestores e profissionais da saúde de Ipameri e dos municípios da região.
Na abertura da reunião em Ipameri o secretário de Saúde Érico Rocha afirmou que o êxito das ações e serviços de saúde depende do empenho de todos e que é necessário manter em patamar de excelência os resultados das atividades em saúde. “Nosso compromisso é manter em equilíbrio a efetividade do trabalho de qualidade e transparência, por isso a importância da existência dessa ferramenta de integração entre todos os gestores públicos, para a discussão dos desafios da saúde e elaboração de intervenções que tragam melhorias na operacionalização de ações e serviços no âmbito regional”, ressaltou.
O vive-coordenador da Comissão de Intergestores Regional- CIR, Severo Martins, destacou a importância da reunião e elogiou o município de Ipameri como referencia em saúde. “Venho realizando trabalhos em vários municípios e vejo Ipameri como destaque nas atividades de saúde. A CIR tem objetivo de constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o estado para constituição de rede regionalizada, pactuando de forma consensual”, explicou.
A Comissão Intergestores Regional (CIR) é um colegiado no qual participam as Secretarias Municipais de Saúde da região da Estrada de Ferro, cujo objetivo é promover a gestão colaborativa no setor, discutir e pactuar de forma consensual as regras da gestão compartilhada do SUS. Os membros destas Comissões reúnem periodicamente para deliberar as ações propostas em pauta.
