O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (28), o novo Mapa do Turismo Brasileiro. O município de Ipameri foi incluído novamente na região turística da Estrada de Ferro, com mais nove municípios, formando uma das maiores e mais importantes regiões turísticas de Goiás. As regiões turísticas são territórios que possuem características similares e/ou complementares e aspectos em comum (identidade histórica, cultural, econômica e/ou geográfica).

    Ao todo, 19 novos municípios entraram para a lista de destinos turísticos de Goiás. Outras 6 cidades saíram porque não apresentaram a documentação exigida pelo Ministério do Turismo. Ipameri foi o primeiro município do estado a enviar a documentação, e agora, comemora por retornar ao Mapa. Na gestão do prefeito Jânio Pacheco, o turismo em Ipameri vem ganhando força com a ampliação de eventos culturais e o apoio aos artesãos. O mapeamento das cachoeiras e trilhas ecológicas e o rejuvenescimento da história do município também foram fatores importantes nessa conquista, que teve um trabalho extraordinário da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

    Além disso, o trabalho da secretária Lourdinha Perfeito e toda a equipe da Secretaria na evolução cultural tem sido permanente. Em 2022 estão sendo preparados grandes projetos para o município, com foco em eventos esportivos, ecológicos e a valorização gastronômica da cidade, que deve atrair cada vez mais turistas ao município Ipameri.

    "Temos muita riqueza histórica e cultural, ecoturismo e apostamos, também, no enoturismo. Estamos empenhados em desenvolver nossos atrativos", afirmou a coordenadora da Pasta, Izabella Aguiar.

    Entre os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo para compor o Mapa, estão a comprovação da existência do órgão ou entidade responsável pelo setor; destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo e comprovar a existência de uma Instância de Governança Regional. Os dados enviados pelos municípios foram validados pela Goiás Turismo e homologados pelo Mtur.

    Região Turística da Estrada de Ferro: Bonfinópolis, Goiandira, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Palmelo, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Silvânia, Vianópolis


    Rafael Carneiro Vaz

    Da redação do site

    Usamos cookies para melhorar os nossos serviços
    Leia mais sobre como usamos cookies e como você pode configurá-los.