
Na manhã desta quarta-feira 01, foi realizado no auditório Oedi Silva, uma reunião com a presença da Prefeita Daniela, Promotora de Justiça, Dr.ª Simone Sócrates, Secretário de Saúde, Fauze Junior, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Ipameri, Sr.ª Marcia Joaquim dos Santos, Comandante da Policia Militar, Major Kelver, vereadores Alisson Rosa e Mara Ney e membros do Conselho Municipal Extraordinário de Operações de Emergencia em Saúde.
A reunião teve como objetivo ponderar sobre a recomendação do Governo do Estado de Goiás, mediante ao decreto que determina o fechamento de todo comércio e atividades não essenciais durante 14 dias em todas cidades do estado, repassando para os municípios toda a responsabilidade sobre a não adoção das medidas.
No uso da palavra a Prefeita Daniela destacou que é sabedora do trabalho realizado pela Presidente da Aciipa, Sr.ª Marcia Joaquim dos Santos e a vice Presidente, Désirée Mesquita em prol da manutenção da abertura do comércio e atividades econômicas em nosso município.
Daniela falou sobre o grande trabalho realizado pelas equipes do município, em ações de prevenção ao COVID-19, resultando na estabilidade do atual cenário epidemiológico em nossa cidade.
Porém, diante do posicionamento do Governo do Estado, alta taxa de ocupação de leitos estaduais e uma explosão de número de casos em Goiás, foi necessário a adoção de medidas pela gestão municipal com objetivo de incentivar o isolamento social e a quebra do ciclo de transmissão do coronavirus.
Após estudo da equipe técnica do município, fica determinado como adoção de medidas de prevenção o fechamento do comércio e atividades consideradas não essenciais, durante o período de 7 dias, que ocorrerá a partir do dia 6 e retornando as atividades no dia 13 de julho.
O secretário de Saúde Fauze Junior reiterou que devido ao trabalho de alto nível realizado pelo município, com o isolamento de casos suspeitos e positivos, além do rastreamento de contatos, foi possível adotar uma medida intermediária, buscando um equilíbrio entre a preservação da vida humana e manutenção das atividades econômicas do município.
A Promotora Simone Sócrates sugeriu a intensificação de medidas de higiene em comércios de grande aglomeração como supermercados, inclusive com a higienização dos carrinhos ou disponibilização de luvas descartáveis para os clientes e medidas de distanciamento dentro do estabelecimento.
A Presidente da Aciipa Marcia Joaquim, como representante dos comerciantes, enfatizou a adesão dos estabelecimentos as medidas de higiene e prevenção, e a importância da conscientização da população, pois o termômetro de decisões do poder público municipal vai de acordo com o comportamento da sociedade, que muitas vezes desrespeitam as orientações.
Por fim, em um emocionante depoimento, o Enfermeiro Rogério, integrante da equipe de coleta de exames, explanou sobre a triste experiência de coletar amostras de swab em crianças e idosos, e o grande risco dos profissionais de saúde e demais servidores que estão diariamente na linha de frente contra o Coronavirus.
Neste momento o mais importante é a vida humana, pois não há leitos disponíveis no estado para tratamento de casos mais graves da COVID-19, sendo necessário o esforço e a conscientização de toda população.
